No dia 11 de Outubro de 2024, no UNITATE Campus, decorrerão as I Jornadas de Desenvolvimento Humano Integral (DHI), centradas nos desafios que os territórios envelhecidos enfrentam no Alentejo. A iniciativa, promovida pela Católica Doctoral School da Universidade Católica Portuguesa (CADOS-UCP) e pela Fundação UNITATE, reunirá especialistas de várias áreas para debater temas essenciais sobre o desenvolvimento humano, a dignidade da pessoa e o envelhecimento.
A sessão de abertura contará com intervenções de Tiago Abalroado (Presidente do Conselho de Administração da Fundação UNITATE), Sofia Dias (Vereadora da Câmara Municipal de Borba) e Peter Hanenberg (Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa), que darão início a uma reflexão conjunta sobre a necessidade urgente de respostas adaptadas às realidades dos territórios mais envelhecidos. Na conferência inaugural, Peter Hanenberg, diretor do Pós-Doutoramento em Desenvolvimento Humano Integral (CADOS-UCP), abordará os princípios deste conceito, destacando a sua relevância no contexto atual.
O Pe.José Manuel Pereira de Almeida (Diretor do Secretariado Nacional da Pastoral Social e Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde) será uma das vozes a integrar esta discussão, trazendo uma perspetiva importante sobre o papel da Igreja no apoio às comunidades mais vulneráveis.
O painel “A Dignidade da Pessoa Humana em Situações Limite – Desafios e Respostas” será integrado por Helga Martins, Cristina Sá Carvalho, Isabel Santos e Sara Fernandes, todas da Universidade Católica Portuguesa, além do Pe. António Panea Márquez (Pastoral da Saúde), do Pe. Manuel Vieira (Cáritas Arquidiocesana de Évora) e de Isalina Pereira (Município de Évora). A moderação estará a cargo de Joaquim Barreiros, com apresentação de Maria Vânia Silva Nunes.
As boas práticas de desenvolvimento humano integral serão partilhadas através de intervenções de Madalena Ghira (Universidade de Lisboa), que apresentará o projeto Live Me | Educação Criativa Informal, de Isabel Vieira (UCP), com o estudo "Carnide, um caso de sucesso", e de Patrícia Dias (UCP), que explorará o estudo “Jovens, Fé e Futuro”. Esta sessão será moderada por Raquel Laurentino.
O período da tarde incluirá um painel dedicado ao “Envelhecimento Humano – A Pessoa no Centro”, com a participação de Carlos Barros (UCP), Joaquim Barreiros (escritor), Isabel Reis (Fundação OSJO), Mónica Lobo e Conceição Aurélio (Município de Vila Viçosa), bem como do Pe. Francisco Couto e Fernando Pinto (Santuário Nacional da Padroeira de Portugal). A moderação será de João Pereira, com apresentação de Maria Alexandra d'Araújo.
Um dos momentos mais simbólicos da iniciativa será a dedicação da Capela do UNITATE Campus a Nossa Senhora, uma cerimónia presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Évora, D. Francisco Senra Coelho, que terá lugar ao início da tarde.
As jornadas terminarão com um World Café, onde os participantes terão oportunidade de partilhar ideias e criar sinergias, seguidas da sessão de encerramento, novamente com a presença do Arcebispo de Évora e da Comissão Organizadora, que fará a síntese dos principais contributos discutidos ao longo do dia.
Este evento será uma oportunidade única para debater questões essenciais ao desenvolvimento humano, promover a partilha de boas práticas e construir soluções para os desafios que se colocam às comunidades envelhecidas.